terça-feira, 23 de março de 2010

THE REPLACEMENTS

Se você tem uma banda excelente, com possibilidade de se tornar uma das melhores bandas do mundo… mas não quer... então aprenda com os Replacements, uma banda que propositalmente “chutou” todas as suas grandes oportunidades.
Formada pelos irmãos Bob e Tommy Stinson (Guitarrista e Baixista, respectivamente), Paul Westerberg (Vocalista, Guitarrista), e por Chris Mars (Baterista), sofreu poucas mudanças em sua formação, uma delas muito significativa: a saída de Bob Stinson, por “exagerar” no exagero às drogas. O substituto foi Slim Dunlap. Em 1991, Chris Mars dá lugar a Steve Foley.
O fato mais conhecido dessa história se deu quando a música “Bastards of Young”, de 1985, começou a fazer sucesso nas rádios... dessa forma a MTV americana solicitou à banda que fosse feito um videoclipe para que a música alcançasse realmente o topo das paradas e alavancasse a banda para o sucesso. Uma “superprodução” muito bem dirigida seria a idéia de qualquer banda “normal”... justamente, os Replacements não eram normais! O clipe de “Bastards of Young” exibia do início ao fim um rádio tocando a canção! Resultado: O clipe praticamente não foi exibido, devido a essa ‘provocação’ por parte da banda.

Os excessos marcaram a trajetória desta banda de Minneapolis... a banda podia realizar show’s monumentais que jamais os expectadores iriam esquecer, mas também poderiam criar uma confusão que os expectadores também não iriam esquecer.
Mesmo com esse histórico de bebedeiras, um fato curioso é que o baixista Tommy Stinson (atual baixista do Guns n’ Roses) tinha apenas 14 anos de idade no ano do lançamento do primeiro álbum da banda “Sorry Ma, Forget To Take Out The Trash”, de 1981.
A discografia da banda possui discos que podem ser considerados ‘perfeitos’, “Let It Be” (1984), “Tim” (1985) e “Don’t Please To Meet Me” (1989), indo desde a sonoridade do Punk Rock, até belas baladas, como “Here Comes a Regular” e “Androgynous” (balada tocada ao piano por Paul Westerberg). Já Paul Westerberg (cartoon acima), considera “Pleased to Meet Me”, de 1987 (álbum não citado acima), o melhor álbum da banda, o que mostra a alta qualidade das produções dos Replacements.
O que posso dizer? Os Replacements foram uma banda perfeita, presente no meu top 5 das melhores de todos os tempos, ou quem sabe até no top 3. Boa música, com atitude, que serviu de referência para muitos artistas de grande sucesso, sendo uma das maiores influências da banda Green Day, juntamente com os conterrâneos do Hüsker Dü.
Atualmente Paul se destaca com seus lançamentos solo com discos muito interessantes como “Stereo/Mono” (2002),“49:00 Of You Time/Life” (49 minutos em faixa única!), de 2008 e o mais recente lançamento "PW & The Ghost Gloves Cat Wing Joy Boys", de 2009. Porém a carreira solo de Paul merece um post à parte.
Para quem gosta de Rock de verdade, vale procurar algum disco dos Replacements para escutar... vício garantido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário