terça-feira, 16 de março de 2010

MARCELO NOVA

Analisando a História do Rock, ninguém irá encontrar um "Rocker" com realizações iguais ou próximas às de "Marceleza". O eterno vocalista da banda baiana Camisa de Vênus possui feitos que ninguém jamais alcançou (se você conhece mais alguém, por favor me conte). Marcelo iniciou as atividades musicais com o “Camisa” no início da década de 80, período do surgimento de grandes bandas como Ira!, Barão Vermelho, Ultraje a Rigor, entre outras. Destacaram-se entre tantas bandas devido ao som simples, e letras ácidas.
Da simplicidade do Camisa, Marcelo partiu para composições mais ‘ambiciosas’ em seu primeiro álbum solo de 1988 “Marcelo Nova e a Envergadura Moral”, baladas como “Papel de Bandido” e “Imagens na Memória” passaram a dar uma nova ‘cara’ para o estilo de “Marceleza”. Na turnê deste álbum Marcelo inicia uma famosa parceria com o conterrâneo Raul Seixas que vivia um momento de total ostracismo. Raulzito passou a excursionar com Marcelo pelo Brasil e juntos realizaram 50 shows. Marcelo, na infância, teve seu primeiro contato uma banda de Rock assistindo a uma apresentação dos “Panteras”, banda liderada por Raul. Coincidentemente, anos mais tarde os dois trabalharam juntos em canções como “Carpinteiro do Universo” e “Pastor João e a Igreja Invisível”, canções que fazem parte do último trabalho de Raul: “A Panela do Diabo”, de 1989.
Em 1991, Marcelo inaugura a “onda acústica” com seu álbum “Blackout” e dá continuidade à sua carreira solo com outros trabalhos. No ano de 1996 tem a oportunidade de mais uma vez gravar com um de seus “ídolos”, ninguém menos que Eric Burdon (The Animals). Eric Burdon e Marcelo dividiram os vocais no clássico “Don’t Let Me Be Misunderstood”, anos mais tarde Burdon incluiria algumas canções de Marcelo em seu álbum solo “My Secret Life”, consolidando a parceria entre o dois.
Faltaria então Marcelo dividir os palcos e gravações com mais alguém? Elvis Presley??? Bob Dylan??? Não... nenhum deles, Marcelo atualmente tem o privilégio de dividir os palcos com seu filho, Drake Nova, que acompanha o pai em sua tour pelo Brasil tocando guitarra em alto nível. Os show's mostram desde os sucessos dos tempos de Camisa até seu último lançamento de 2005: " O Galope do Tempo".
Então, mais uma vez eu pergunto: Existe alguém tão realizado quanto Marcelo Nova na história do Rock???

Um comentário:

  1. ohhhh rapaz sangue novo....seja bem vindo...beleza

    Marceleza ..que inicio em..cara bem esperto..ssssa

    Ja vou lhe dizendo o lance é legal quando prazeroso...imagino o seu pela resenha acima...a alguns anos matenho um blog amador...www.cantinadorock.blogspot.com tem alumas entrevistas de marceleza lá ..é só garimpar..abraço

    ResponderExcluir