quinta-feira, 18 de março de 2010

JELLO BIAFRA

O ex-vocalista da banda Dead Kennedys, pode ser considerado um dos grandes ícones vivos da música... porém, pouco lembrado.
As apresentações da banda (com Jello no vocal) ficaram marcadas pela energia e pelo conteúdo não só das letras, mas também dos discursos de Jello. Seu engajamento no ramo da política é algo muito interessante também, além de ter concorrido ao cargo de Prefeito de São Francisco, cogitou-se uma possível candidatura à Presidência dos Estados Unidos.
Muitas de suas composições ainda podem ser consideradas atuais, “MTV Get Off The Air” é uma delas... isso porque na época em que foi composta ainda não existiam os Jonas Brothers e o Tokyo Hotel, então, por favor: MTV Get Off The Air!
Algo que também não pode ser esquecido é fato de Jello ter sido processado pelos integrantes dos Dead Kennedys, seus ex-companheiros de banda exigiram os direitos sobre as canções da banda (entre elas, os hinos: “California Über Alles” e “Chemical Warfare”). Umas das principais alegações da acusação era que Jello não sabia tocar nenhum instrumento... portanto, não poderia compor. Jello perdeu o processo, e hoje, pode ver muitas de suas músicas em Games famosos que faturam milhões de Dólares.

Atualmente, East Bay Ray, Klaus Flouride e DH Peligro estão jogando o nome e a história da banda na lama, enquanto Biafra mantém com muito sacrifício seu selo “Alternative Tentacles”, lançando bandas em que realmente acredita.
No momento em que um artista como Jello Biafra passa de “apenas mais um cara que canta numa banda de rock” e se torna uma referência para os fãs, percebe-se algo de muito importante, não só no Rock, mas na música em geral, vem sendo perdido nas últimas décadas: o Conteúdo!
A música pode (deve) ser utilizada para transmitir mensagens que acrescentem algo para o ouvinte, principalmente quando se trata de um conteúdo politizado.
Com todos esses fatos, certamente posso afirmar que os músicos de hoje (em sua grande maioria) estão deixando de utilizar esta arma poderosa... a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário