sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

LEO JAIME

Chegamos ao ‘fim da linha’ de 2010... e enquanto o ano dá seus últimos suspiros, aproveito para fazer o post derradeiro desta década que se encerra. Então, nada mais justo reservar este espaço para falar um pouco e ilustrar um de meus cantores prediletos... aliás, ele não é apenas um cantor, o considero acima de tudo um grande intérprete (aquele cara que canta a música de qualquer artista muito melhor que o próprio!), atua também como comentarista esportivo (da turma dos que entendem realmente da arte futebolística), cronista, ator, comediante ‘stand-up’, & much more.

Trata-se de LEO JAIME. Falar sobre esse ícone seria algo ‘wikipediano’ demais... aproveito para contar um pouco sobre como sua música fez parte de minha vida ao longo desses anos, espero ser breve e o menos cansativo possível.

Conheci a obra do Leo Jaime através de meu primo Alexandre, que assim como eu, aprecia sua obra, colecionando seus lançamentos e ouvindo Long-plays até furar. Me lembro que quando pequeno minha mãe sempre falava que “não tinha muita idade pra ouvir esse Leo Jaime”... hoje quando ouço “Sonia” (“ohhh Sonia, não fica me excitando que eu to de sunga...”), por exemplo, chego a conclusão que canções desse teor foram muito instrutivas.


LEO JAIME


Já na pré-adolescência, adotei o penteado ‘Leojaimeano’, resultado: a indústria do gel para cabelos lucrou muito às custas do meu pai! Quando adolescente, e iniciante na arte dos violões e das guitarras, comprava inúmeras revistinhas de cifras num sebo no centro de Guarulhos (cidade em que vivi até os 17 anos), lembro que uma das primeiras canções que executei com um nível razoável, e até mesmo aceitável e auditível ao ouvido humano, foi “Nada Mudou”, canção do álbum “Vida Difícil”, de 1986, este continua sendo (desde sempre) meu álbum preferido dele.

Entrando na fase adulta canções de Leo sempre fizeram parte do repertório das bandas em que toquei... “Nada Mudou”... “Solange”, esta também retratada em meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), devido ao fato de ser uma ‘homenagem’ a uma funcionária da Censura... responsável pelo veto a algumas canções de Leo.

Como o próprio Leo diz, “já sou jovem há muito tempo” e suas canções fazem parte da trilha sonora desta eterna juventude. Leo é um cara que canta coisas positivas, como Amor (“Amor”, “Mensagem de Amor”), Amizade (“Fotografia”), relacionamentos (“Se Ela soubesse o que quer”, “Briga”), mulheres (“Sonia”, “Mina”) e tantas outras... sem deixar de fazer críticas, como na canção “O Regime” (“o problema é o Regime, o problema é o Regime”) e na clássica “AIDS”:


É a última moda que chegou de Nova York
E deve ser bom como tudo o que vem do Norte
A sua mãe vai gostar
O seu pai vai achar moderno
É mais quente que o inferno
Essa onda é de morte
New wave, patins, Lennon and tennis Nike
Walk man, big mac, Fender Stratocaster
Vai pegar, vai pintar até na novela das 8
E você vai copiar, vai copiar, vai copiar...
Aids, não tente colocar band-aid’s
(AIDS. JAIME, Leo e LEANDRO, Phodas “C”, 1984, CBS.)


Essa é a participação/contribuição de Leo Jaime na minha vida. Para quem não conhece, vou listar um TOP 10 com as canções que recomendo aos “Leofanáticos” iniciantes, ou simplismente para quem quer conhecer a obra desse grande artista brasileiro.

01. Nada Mudou (Leo Jaime)

02. Rock Estrela (Leo Jaime)

03. Aids (Leandro, Leo Jaime)

04. Fotografia (Leoni, Leo Jaime)

05. O Pobre (Leo Jaime, Herbert Vianna)

06. Se ela soubesse o que quer (Mingau, Leo Jaime, Alvin L.)

07. Sonia [Sunny] (Leandro, B. Hebb)

08. Conquistador Barato (Leo Jaime)

09. Mina (George Israel, Nilo Romero, Cazuza)

10. Contos de Fada (Leo Jaime)



2 comentários:

  1. Fiquei muito emocionado com o que li. Muito obrigado! Este é o prêmio que me dá orgulho em receber, pelo conjunto da obra. O respeito de gente como você.
    Feliz 2011!
    Leo Jaime

    ResponderExcluir
  2. VOCÉ FOI DIRETO AO PONTO "ÍCONE", ELE É ÚNICO, A GINGA Q ELE TEM EM SUAS CORDAS VOCAIS É PERFEITA, ELE CONSEGUE COM SUA VOZ, LAPIDAR QQ DIAMANTE BRUTO E TRAZER AOS NOSSOS OUVIDOS O Q HÁ DE MELHOR PARA SE ESCUTAR, É UM DOS MEUS ÍDOLOS COM CERTEZA.

    ResponderExcluir