sexta-feira, 9 de março de 2012

Mick Jones, THE CLASH

Todos temos um ‘Beatle’ preferido (o meu é o Lennon!), uma banda preferida, um disco... ou até um ‘prato’ predileto! O cardápio musical é vasto, assim como o culinário, os ingredientes mais simples fazem milagres, seguindo essa linha de raciocínio, os Ramones seriam uma macarronada e tanto! Bandas como os Replacements (minha banda ‘estadunidense’ preferida) e o Hüsker Dü, seriam uma Costela assada com Batatas, pimenta, tomates... Minneapolis, cidade de onde surgiram estas e muitas outras bandas responsáveis pelo Rock Alternativo – o Soul Asylum também é de lá! – seria um restaurantes daqueles pra ir com os amigos tomar uma torre de Chopp (que por sinal representa muito bem a “cidade dos lagos”).

Outras bandas seguem uma linha mais exótica, combinando ingredientes diversos, utilizando temperos e especiarias de terras distantes... mais ou menos como a culinária brasileira, fortemente influenciada pela italiana, mais básica e objetiva, tendo a massa como base... as massas seriam o Punk Rock! Lembra que os Ramones eram a Macarronada!? Mas a culinária Brasileira também inspira-se em elementos da culinária árabe, portuguesa, francesa, africana entre outras.

Se eu tivesse um restaurante, e pudesse escolher o chef, talvez Paul Westerberg (dos Replacements) seria incumbido de assumir o comando das panelas! Se fosse uma Churrascaria, o escolhido seria o Lemmy... tendo como acessor Josh Homme; se fosse um restaurante Japonês... Joan Jett; uma cafeteria Dave Grohl (ele gosta tanto de café, não poderia escolher outro!); se fosse uma ‘boca-de-fumo’... hummm Pete Doherty (apesar de ainda estar com raiva do mesmo ter desmarcado seu show aqui no BR!); Se fosse uma Pizzaria, bom... mais culinária Italiana, porém, com alguns complementos, mais ‘rebuscada’ (mas ao mesmo tempo, bem POP!)... o grande criador seria Billie Joe Armstrong!

Quando a diversidade e infinidade de influências, experimentos, ingredientes, e essências é aplicada na música, a primeira banda que me vem à cabeça é o CLASH! Tendo o Punk como base, Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon... incorporaram o Ska, Reggae, Rock and Roll (o ‘puro’, aquele que morreu em meados dos anos 50) a seu som.

Álbum preferido?
Bom, não consigo escolher... “Sandinista!” é uma obra prima, minha música preferia entre as 36 deste álbum triplo é “Hitsville UK” (a segunda faixa do Lado A!). “London Calling” é um álbum definitivo, que toda banda queria ter, minha preferida deste é “Lost In The Supermarket”.

 "Hitsville UK"

"Lost In The Supermarket"

O meu integrante favorito?
Essa é fácil: Mick Jones!!!
Este senhor se encontra em lugar de destaque da minha galeria de ‘Heróis’ na música! Como guitarrista, compositor, produtor (como produtor, traz no currículo a produção de Libertines, Babyshambles, entre outras maravilhas!), Mick Jones é o cara, e quando eu crescer, quero ser  como ele!rsrs

Mick Jones


Nenhum comentário:

Postar um comentário