quarta-feira, 17 de março de 2010

O FIM DO ROCK "BANDIDO"

O Rock, estilo que já pôde ser considerado "contracultural" e "símbolo de rebeldia", tem dado mostra que atualmente as coisas não são bem assim. Tudo anda "bonitinho" demais: o som e o visual!
As letras das canções e a postura dos “Rockstar’s” não são tão contestadoras e incômodas como em outras épocas.
A “atitude” a la The Replacements não existe mais, e letras como as de Jello Biafra (Dead Kennedys) foram trocadas por letras “inocentes”, semelhantes às antigas marchinhas de carnaval.  Quanto ao visual, os jeans surrados e jaquetas de couro dos Ramones foram trocados por roupas de "alta-grife", os cortes de cabelo à la Sid Vicious foram substituídos por franjas muito bem "desenhadas". Tendências Emo à parte, o Rock, de modo geral, tem perdido a sua essência.

Um grande rebelde de tempos passados foi o cantor Johnny Cash, ainda hoje figura como um grande ícone do Rock "Bandido".
Seus trajes sempre na cor preta (Man in Black), a relação ao longo da vida com as drogas, uma prisão na primeira fase de sua carreira, e principalmente, os show's realizados por ele em Penitênciárias nos Estados Unidos, fazem com que Cash seja sempre lembrado como um grande rebelde de sua época. Letras como a de "Cocaine Blues" comprovam o lado "Bandido" de Johnny Cash.
Hoje, infelizmente, o Rock "Bandido" possui poucos representantes. A rebeldia está, meio que “enlatada”, o Rock está cheio de “falsos rebeldes”!

2 comentários:

  1. Legal!.

    Espero novos posts com a mesma qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto e adorei as ilustrações, o que posso dizer é que inverteram-se visual e "atitude", enquanto Johnny Cash se vestia de terno e cantava a realidade e o lado 'bandido', o cenário atual do rock (será que existe algo assim ainda?..rsrs) tem caras se vestindo como punks ou góticos dos anos 80, mas com conteúdo de shopping chic, letras adolescentes sem o minimo de 'talento' ou poesia. Acho que é preciso resgatar ainda mais Cash e outros para tentar 'iluminar' as novas gerações com o bom e velho Rock'n'Roll!

    Jonas Ribeiro

    ResponderExcluir