Segue abaixo a resenha do Toonzine para o recém-lançado álbum EEE&WAR, da banda KAISER CHIEFS, uma de nossas bandas favoritas. Vale ressaltar que esta resenha foi realizada a 4 mãos (e a 4 ouvidos) por mim (Teeago) e por meu fiel escudeiro, o cara das idéias: André Lima, que resenhou as 4 primeiras canções do álbum.
01. THE FACTORY GATES
"Education, Education, Education And War" dos Kaiser Chiefs, lançado oficialmente em 31/03/14, é o disco mais laboratorial dos ingleses que se abre com pássaros, teclados e bois e já mostra que além das certas mudanças no som da banda, a ideia principal não foi abandonada: Rock com Refrão.
Ricky Wilson, com o modo de cantar um pouco mudado (agradando uns... outros nem tanto!), fez o melhor disco com seus trabalhos vocais. Sobre "THE FACTORY GATES", com certeza uma das melhores do disco, é uma música que imagino sendo tocada ao vivo, com todos cantando a 'plenos pulmões'.
02. COMING HOME
"COMING HOME" segunda faixa do álbum, e primeiro single, que também ganhou um clipe, e um lyric vídeo na lousa, assista: (https://www.youtube.com/watch?v=MPipMQvKgKk/https://www.youtube.com/watch?v=timwEUq_-O8). Esta era realmente a melhor opção do disco para sair como single, os KC estavam tocando-a - assim como "Misery Company" - em festivais antes do lançamento do EEE&W e por esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=IAe9Hw3Q-Ms), podemos ver o porquê que dela virar single, contagiou todo o público, com sua melodia calma, com o triângulo amoroso entre vocais, guitarra e bateria (destaque aos 3:15) e com seu ótimo refrão:
We're Coming Home
Light A Fire
We're Coming Home
We'll Write It Down
Light A Fire
We're Coming Home
We'll Write It Down
03. MISERY COMPANY
A primeira música a ser divulgada em sua versão estúdio, nela, em minha opinião, se vê um dos melhores refrões dos Chiefs (refrões que, em todas as músicas de EEE&W, são ótimos... dignos de KC!). Com pequenos samplers e risadas se torna uma das faixas mais empolgantes do disco. Depois de ouví-la junto do disco percebe-se que a banda dedicou-se ao teor pop de cada canção, fazendo destas, 'canções para se tocar no rádio' (no bom sentido!).
04. RUFFIANS ON PARADE
A maioria das músicas possui sua diferente 'face' para chamar a atenção, seja pelo refrão, solo, ou intro's com poderosas baterias, assim como "RUFFIANS ON PARADE". Vijay Mistry (que, em 2013, assumiu as baquetas, que antes pertenciam a Nick H.) faz sua parte no disco, porém, ainda não caiu totalmente nas graças da torcida Kaiserchiefiana, apesar de seu grande trabalho em Education e em Ruffians, que tem uma ponte cheia de bateria e um refrão cheio, com intercalações entre o pesado e o suave.
Ricky Wilson |
05. MEANWHILE UP IN HEAVEN
Os bons discos, geralmente são descobertos da quinta faixa pra frente... pois, da quinta adiante, geralmente somos obrigados a ouvir entulho: faixas que simplesmente preenchem o álbum, figurantes, ou baladinhas sem graça. "MEANWHILE UP IN HEAVEN" é justamente uma das primeiras faixas que me fez gostar de EEE&WAR, fugindo da desconfiança inicial. Como André destaca acima, o ponto alto é o refrão, magnífico:
Meanwhile up in Heaven, they're waiting for you
Meanwhile up in Heaven, they're waiting for you
And if you believe it, you would see that I'm you
Ready to
And if you believe it, you would see that I'm you
Ready to
06. ONE MORE LAST SONG
Apesar se não ser uma de minhas favoritas, esta é a típica canção para tocar ao vivo, desta vez o destaque fica por conta da banda... é isso: esta é a canção para o Ricky apresentar a banda! (rsrsrs ... muitos irão me odiar por isso!)
07. MY LIFE
Uma das melhores, canção onde inclusive os versos são grudentos, Empolgante! A simplicidade das guitarras de Andrew White, sempre diretas e bem dosadas, são o destaque. O Ricky, sem comentários!
08. BOWS AND ARROWS
Uma de minhas favoritas, junto com "Meanwhile", "Roses", "Coming Home" e "My Life" (portanto, surge aqui, mais um TOP5!). Esta, talvez seja a canção que mais me remeta ao Kaiser Chiefs 'antigo', com Ricky dando pulos Jirayanos... bom, é melhor tirar essa idéia de KC "novo", ou "antigo"... eles sempre estiveram por aí, na linha de frente:
You and me on the front line
You and me, everytime
It's always you and me, we're bows and arrows
Yooooooou
You and me, everytime
It's always you and me, we're bows and arrows
Yooooooou
09. CANNONS
Nona faixa do álbum, traz uma pegada mais marcada... que talvez justifique a bela 'botina' do Ricky! Canção pra ouvir batendo o pé... com direito a um interlúdio entre Black Sabbath e (guitarrinhas) Dead Kennedys:
Oh, oh, oh, oh, oh, oh
Show us the way to go
And let heaven help us
Show us the way to go
Save our souls
Show us the way back home
Save our souls
Show us the way to go
Show us the way to go
And let heaven help us
Show us the way to go
Save our souls
Show us the way back home
Save our souls
Show us the way to go
Saem completamente da zona de conforto... com muito peso, misturados a diversos samplers, inclusive de 'gaivotas' (por favor biólogos, me ajudem nessa!)
10. ROSES
Evoca a melancolia das grandes bandas inglesas ("dasantiga")... perfeita, fecha EEE&WAR com muita classe. Grande trabalho!