quinta-feira, 15 de novembro de 2012

sexta-feira, 13 de julho de 2012

#RockDay


Pra quem respira Rock and Roll 24hrs por dia, há muitos - poucos (26) - anos... "DIA DO ROCK" não passa de mais uma data ... mais um dia, onde - até então - ouvi muito ROCK.

O que me preocupa é como o Rock atual anda 'morno', calmo, sem alma, sem brio, sem violência... costuma-se falar muito em "modinha", "modinha isso, modinha aquilo, tal banda é modinha...", não concordo com o termo "modinha", até porque, se pensarmos 'bem':

ELVIS: modinha da década de 50
STONES: 60 

Alguns shows mais antigos dos Rolling Stones e Beatles, inclusive, possuem uma atmosfera 'restartiana', quase boyband... por favor fãs das bandas citadas, não se ofendam!  =)  Tudo isso faz parte da efervescência do gênero, e da paixão que o mesmo desperta nas multidões.

O Rock, desde suas raízes mais sombrias, vem se mutando ao longo das décadas... o público a mesma coisa. O modo de 'consumir' música mudou também, demasiadamente. Mesmo assim, muitas bandas alcançam o mainstream sem perder a 'franqueza', e isso é lindo!

Dizer NÃO, ao mainstrem também é uma opção respeitável, e deve ser mantida até o fim. O maior exemplo disso é a banda THE REPLACEMENTS. Na minha humilde opinião, Paul Westerberg, Tommy Stinson, Bob Stinson, Chris Mars, Slim Dunlap e Steve Foley, formaram a banda de Rock mais incrível de todas... não me importo que discordem. Seguem 3 vídeos, quem conhece vai gostar... e para quem ainda não teve a oportunidade de ouvir, essa é a hora!!!





***

Aproveito este post para deixar público que amo Punk Rock - gênero que andou na contra-mão das grandes 'corporações', até seu 'ressurgimento' na década de 90 - mas, gostaria de declarar que ODEIO OS (MALDITOS) SEX PISTOLS!

"Grande trapaça do Rock & Roll" é o GREEN DAY (uma das minhas bandas favoritas), ser uma banda 'vendida' ao ponto de conseguir lançar 3 álbuns, em 16 semanas (à partir de Setembro próximo). ¡UNO!, ¡DOS! e ¡TRÉ! serão lançados pela (Warner) Reprise - gravadora à qual Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool venderam sua dignidade em 1994, para o lançamento de "DOOKIE" - com o aval de Rob Cavallo. (saibam que estou sendo irônico, pois só uma banda muito F*** consegue uma façanha dessas! 'Googleiem' "Sandinista"... pois bem, é um feito ainda maior!)

Saindo do fértil terreno musical californiano, vamos dar uma 'viajada' na Suécia... terra natal de outra 2 bandas que não poderia viver sem: THE HELLACOPTERS (que encerrou as atividades em 2008, após o lançamento do belo disco de covers 'B' "HEAD OFF") e IMPERIAL STATE ELECTRIC (ambas lideradas por Nicke Andersson). Lá - um país pequeno, onde a política se pauta numa busca pela 'corrupção zero', entre outros fatos... - surgem bandas e mais bandas que tocam Rock and Roll garageiro, apaixonante e visceral... amam o Heavy Metal, mas sabem que a pegada garageira é insuperável! Em breve, postarei aqui, sobre uma de suas 'novas' bandas eletrificantemente absurdas: TELEPHONEHOOKERS (Coming Soon).

***

Brasil:
Olha, é de dar medo... surge muita coisa, muitas bandas se apoiando no compartilhamento e divulgação via internet, mas, de modo geral, há uma certa des-união (agora, com o maldito 'acordo ortográfico' - acho que - se escreve assim!) nada sadia. Porém, nem tudo está perdido, logo ali... ao longe... vejo um lançamento que salvará o ano (se tratando de Rock Nacional): VESPAS MANDARINAS, e seu primeiro disco, ainda em produção... mas logo, logo, arrebentando os falantes e os fones da meninada que curte Rock Nacional com alto índice de Chicletividade, Rock grudento, Refrões invasores de cérebro, resumindo: ROCK, muito ROCK!!!

"Sasha Grey", Vespas Mandarinas.

Sasha Grey, foi a inspiração de Thadeu Meneghini, Chuck Hipolitho, André Dea e Flávio Guarnieri, para o EP lançado em 2011... agora, nos resta aguardar as novas inspirações retratadas neste esperado lançamento.

Outra boa novidade 'brazuca' (odeio esse termo, mas insisto em usá-lo), foi o lançamento do EP - de estréia - da banda Thrills & The Chase, "Introducing Thrills (and The Chase)". Fato este que comprova o que escrevi acima: "coisa boa", vale a pena baixar o EP e ouvir!

A novidade ruim do Rock Brasileiro é que Leo Jaime, monstro da década de 80, irá integrar o elenco de "Malhação", na Rede Globo de Televisão.

***


Bom, Senhoras e Senhores, já falei de muita coisa boa... agora vamos evocar o mestre Marcelo Rezende para a 'parte ruim' da história:

Ontem, vaguei por bancas e mais bancas de jornal da cidade acolhedora e amável na qual resido, o maravilhoso município de Piracicaba/SP: Estava desesperado, à procura da Edição n°. 70 da revista Rolling Stone.

Motivo: Charlie Sheen, ator, descrito como "o último selvagem de Hollywood", o homem do #tigerblood.

Hummm... estranho, o motivo deveria ser música, ROCK.


Ao longo dos anos sempre adquiri o máximo de revistas de música possíveis, para que quando me tornar um 'velhinho', um 'dinossauro' do "Rock & Roll Vivo", possa ter tudo o que vi - e escutei - documentado. Ultimamente, falta inspiração para comprar esse tipo de material... não faço mais questão.



segunda-feira, 16 de abril de 2012

#wreckingball, Bruce Springsteen

Trilha sonora para 'embalar' a semana, torná-la menos tortuosa... e mais inspiradora, criativa e prazerosa. Wrecking Ball, álbum lançado este ano por Bruce Springsteen, tour que deverá chegar ao Brasil em 2013, fato que muito me anima! 




Mais uma vez, o Boss, mostra ser um artísta único, levando a criatividade ao extremo neste grande álbum, abaixo uma pequena amostra - com contribuição de Tom Morello - "Death To My Hometown".





Tenham uma boa semana!

domingo, 25 de março de 2012

Elton John, 65 Anos

Hoje, Sir Elton John completa 65 anos de vida, 48 destes dedicados à música, aliás... boa música! Não à toa, é considerado pela 'Billboard' o cantor de maior sucesso da história! Não precisa concordar, pois também não concordo com isso... mas não podemos negar seu valor e sua grande obra construída ao ao longo destes anos!

Elton John

Ganhei recentemente, de meu sogro, os seguintes Long Play's (que integravam sua coleção):
"Rock Of The Westies", 1975
"Blue Moves", 1976 (Álbum Duplo)
"Here & There", 1976 (Live)


Uma das grandes recordações que tenho de Elton John, foi sua apresentação no "LIVE 8", em 2005 - evento que contou com a reunião do Pink Floyd, Green Day, entre outros - Rockaday Johnnie contou com a participação de Pete Doherty, na canção "Children Of The Revolution", cover da banda T-REX!




Parabéns, 'nobre' artista! 


=P

segunda-feira, 12 de março de 2012

sexta-feira, 9 de março de 2012

Mick Jones, THE CLASH

Todos temos um ‘Beatle’ preferido (o meu é o Lennon!), uma banda preferida, um disco... ou até um ‘prato’ predileto! O cardápio musical é vasto, assim como o culinário, os ingredientes mais simples fazem milagres, seguindo essa linha de raciocínio, os Ramones seriam uma macarronada e tanto! Bandas como os Replacements (minha banda ‘estadunidense’ preferida) e o Hüsker Dü, seriam uma Costela assada com Batatas, pimenta, tomates... Minneapolis, cidade de onde surgiram estas e muitas outras bandas responsáveis pelo Rock Alternativo – o Soul Asylum também é de lá! – seria um restaurantes daqueles pra ir com os amigos tomar uma torre de Chopp (que por sinal representa muito bem a “cidade dos lagos”).

Outras bandas seguem uma linha mais exótica, combinando ingredientes diversos, utilizando temperos e especiarias de terras distantes... mais ou menos como a culinária brasileira, fortemente influenciada pela italiana, mais básica e objetiva, tendo a massa como base... as massas seriam o Punk Rock! Lembra que os Ramones eram a Macarronada!? Mas a culinária Brasileira também inspira-se em elementos da culinária árabe, portuguesa, francesa, africana entre outras.

Se eu tivesse um restaurante, e pudesse escolher o chef, talvez Paul Westerberg (dos Replacements) seria incumbido de assumir o comando das panelas! Se fosse uma Churrascaria, o escolhido seria o Lemmy... tendo como acessor Josh Homme; se fosse um restaurante Japonês... Joan Jett; uma cafeteria Dave Grohl (ele gosta tanto de café, não poderia escolher outro!); se fosse uma ‘boca-de-fumo’... hummm Pete Doherty (apesar de ainda estar com raiva do mesmo ter desmarcado seu show aqui no BR!); Se fosse uma Pizzaria, bom... mais culinária Italiana, porém, com alguns complementos, mais ‘rebuscada’ (mas ao mesmo tempo, bem POP!)... o grande criador seria Billie Joe Armstrong!

Quando a diversidade e infinidade de influências, experimentos, ingredientes, e essências é aplicada na música, a primeira banda que me vem à cabeça é o CLASH! Tendo o Punk como base, Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon... incorporaram o Ska, Reggae, Rock and Roll (o ‘puro’, aquele que morreu em meados dos anos 50) a seu som.

Álbum preferido?
Bom, não consigo escolher... “Sandinista!” é uma obra prima, minha música preferia entre as 36 deste álbum triplo é “Hitsville UK” (a segunda faixa do Lado A!). “London Calling” é um álbum definitivo, que toda banda queria ter, minha preferida deste é “Lost In The Supermarket”.

 "Hitsville UK"

"Lost In The Supermarket"

O meu integrante favorito?
Essa é fácil: Mick Jones!!!
Este senhor se encontra em lugar de destaque da minha galeria de ‘Heróis’ na música! Como guitarrista, compositor, produtor (como produtor, traz no currículo a produção de Libertines, Babyshambles, entre outras maravilhas!), Mick Jones é o cara, e quando eu crescer, quero ser  como ele!rsrs

Mick Jones


quarta-feira, 7 de março de 2012

Townes Van Zandt

Não vejo razão em utilizar este espaço para outra finalidade que não seja, mostrar, divulgar e promover músicos, bandas & afins que admiro!

Fico 'utopicamente esperançoso' que as pessoas possam assimilar o conteúdo, pesquisar, ouvir... ao menos por curiosidade. Seria interessante que retornassem no Blog e comentassem, gostando ou não!

Townes Van Zandt é um destes artistas, diferenciados...  musicalmente e no modo de vida (infelizmente, o Toonzine não é a Wikipedia, então se ficou curioso(a), pesquise!).


TVZ


Gostaria de recomendar 3 apresentações, em diferentes momentos de sua carreira, espetácuos obscuros, particulares, singulares... bom, só ouvindo pra saber!

1973, MPLS Whole Coffehouse.
1977, Live at OLD QUARTER - Houston, TX.
1989, Live & Obscure

OUÇAM!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2012

Em 2012, o TOONZINE terá muito assuntos a tratar, com destaque especial para os grandes lançamentos que estão por vir: Imperial State Electric, Bruce Springsteen, Green Day... e até mesmo Joey Ramone!

Raulzito
Nos próximos post's cada um destes aguardados álbuns serão abordados e rabiscados por aqui, sem esquecer os artistas/bandas brazucas!


Além de um ano promissor para a (boa) música, 2012 também promete ser demasiadamente produtivo para o Blog... 


Aos poucos as novidades serão divulgadas, o que posso adiantar é que temos algumas Expo’s em vista, além de lançamentos em outros ‘veículos’, o que irá levar os trabalhos um pouco além da internet. O que posso adiantar é que um desses projetos envolve diretamente Raul Seixas e História!


Colaborações 'não remuneradas', mas não menos importantes também surgirão, além de uma maior interação com outros Blog's... que não tratam necessariamente de Desenhos ou Música.


Já confirmado: 


Em Julho, o lançamento de “Cantando Um Blues”, livro de Isaac Soares de Souza, onde irei contribuir com alguns trabalhos retratando os grandes bluesman’s Sam ‘Lightnin’ Hopkins (que ilustra o Calendário TOONZINE 2012) e J.J. Jackson.


Lightnin' Hopkins


Outra novidade será a criação de um espaço para a publicação de ‘tiras’, com o Rock como tema... “Rock & Tiras”, onde rabiscarei um pouco sobre o “Rock & Roll Vivo!”... estas serão disponibilizadas por aqui também!


Aguardem!