Atividades suspensas, por tempo indeterminado.
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
#RockDay
Pra quem respira Rock and Roll 24hrs por dia, há muitos - poucos (26) - anos... "DIA DO ROCK" não passa de mais uma data ... mais um dia, onde - até então - ouvi muito ROCK.
O que me preocupa é como o Rock atual anda 'morno', calmo, sem alma, sem brio, sem violência... costuma-se falar muito em "modinha", "modinha isso, modinha aquilo, tal banda é modinha...", não concordo com o termo "modinha", até porque, se pensarmos 'bem':
ELVIS: modinha da década de 50
STONES: 60
Alguns shows mais antigos dos Rolling Stones e Beatles, inclusive, possuem uma atmosfera 'restartiana', quase boyband... por favor fãs das bandas citadas, não se ofendam! =) Tudo isso faz parte da efervescência do gênero, e da paixão que o mesmo desperta nas multidões.
O Rock, desde suas raízes mais sombrias, vem se mutando ao longo das décadas... o público a mesma coisa. O modo de 'consumir' música mudou também, demasiadamente. Mesmo assim, muitas bandas alcançam o mainstream sem perder a 'franqueza', e isso é lindo!
Dizer NÃO, ao mainstrem também é uma opção respeitável, e deve ser mantida até o fim. O maior exemplo disso é a banda THE REPLACEMENTS. Na minha humilde opinião, Paul Westerberg, Tommy Stinson, Bob Stinson, Chris Mars, Slim Dunlap e Steve Foley, formaram a banda de Rock mais incrível de todas... não me importo que discordem. Seguem 3 vídeos, quem conhece vai gostar... e para quem ainda não teve a oportunidade de ouvir, essa é a hora!!!
***
Aproveito este post para deixar público que amo Punk Rock - gênero que andou na contra-mão das grandes 'corporações', até seu 'ressurgimento' na década de 90 - mas, gostaria de declarar que ODEIO OS (MALDITOS) SEX PISTOLS!
"Grande trapaça do Rock & Roll" é o GREEN DAY (uma das minhas bandas favoritas), ser uma banda 'vendida' ao ponto de conseguir lançar 3 álbuns, em 16 semanas (à partir de Setembro próximo). ¡UNO!, ¡DOS! e ¡TRÉ! serão lançados pela (Warner) Reprise - gravadora à qual Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool venderam sua dignidade em 1994, para o lançamento de "DOOKIE" - com o aval de Rob Cavallo. (saibam que estou sendo irônico, pois só uma banda muito F*** consegue uma façanha dessas! 'Googleiem' "Sandinista"... pois bem, é um feito ainda maior!)
Saindo do fértil terreno musical californiano, vamos dar uma 'viajada' na Suécia... terra natal de outra 2 bandas que não poderia viver sem: THE HELLACOPTERS (que encerrou as atividades em 2008, após o lançamento do belo disco de covers 'B' "HEAD OFF") e IMPERIAL STATE ELECTRIC (ambas lideradas por Nicke Andersson). Lá - um país pequeno, onde a política se pauta numa busca pela 'corrupção zero', entre outros fatos... - surgem bandas e mais bandas que tocam Rock and Roll garageiro, apaixonante e visceral... amam o Heavy Metal, mas sabem que a pegada garageira é insuperável! Em breve, postarei aqui, sobre uma de suas 'novas' bandas eletrificantemente absurdas: TELEPHONEHOOKERS (Coming Soon).
***
Brasil:
Olha, é de dar medo... surge muita coisa, muitas bandas se apoiando no compartilhamento e divulgação via internet, mas, de modo geral, há uma certa des-união (agora, com o maldito 'acordo ortográfico' - acho que - se escreve assim!) nada sadia. Porém, nem tudo está perdido, logo ali... ao longe... vejo um lançamento que salvará o ano (se tratando de Rock Nacional): VESPAS MANDARINAS, e seu primeiro disco, ainda em produção... mas logo, logo, arrebentando os falantes e os fones da meninada que curte Rock Nacional com alto índice de Chicletividade, Rock grudento, Refrões invasores de cérebro, resumindo: ROCK, muito ROCK!!!
"Sasha Grey", Vespas Mandarinas. |
Sasha Grey, foi a inspiração de Thadeu Meneghini, Chuck Hipolitho, André Dea e Flávio Guarnieri, para o EP lançado em 2011... agora, nos resta aguardar as novas inspirações retratadas neste esperado lançamento.
Outra boa novidade 'brazuca' (odeio esse termo, mas insisto em usá-lo), foi o lançamento do EP - de estréia - da banda Thrills & The Chase, "Introducing Thrills (and The Chase)". Fato este que comprova o que escrevi acima: "coisa boa", vale a pena baixar o EP e ouvir!
A novidade ruim do Rock Brasileiro é que Leo Jaime, monstro da década de 80, irá integrar o elenco de "Malhação", na Rede Globo de Televisão.
***
Bom, Senhoras e Senhores, já falei de muita coisa boa... agora vamos evocar o mestre Marcelo Rezende para a 'parte ruim' da história:
Ontem, vaguei por bancas e mais bancas de jornal da cidade acolhedora e amável na qual resido, o maravilhoso município de Piracicaba/SP: Estava desesperado, à procura da Edição n°. 70 da revista Rolling Stone.
Motivo: Charlie Sheen, ator, descrito como "o último selvagem de Hollywood", o homem do #tigerblood.
Hummm... estranho, o motivo deveria ser música, ROCK.
Ao longo dos anos sempre adquiri o máximo de revistas de música possíveis, para que quando me tornar um 'velhinho', um 'dinossauro' do "Rock & Roll Vivo", possa ter tudo o que vi - e escutei - documentado. Ultimamente, falta inspiração para comprar esse tipo de material... não faço mais questão.
Motivo: Charlie Sheen, ator, descrito como "o último selvagem de Hollywood", o homem do #tigerblood.
Hummm... estranho, o motivo deveria ser música, ROCK.
Ao longo dos anos sempre adquiri o máximo de revistas de música possíveis, para que quando me tornar um 'velhinho', um 'dinossauro' do "Rock & Roll Vivo", possa ter tudo o que vi - e escutei - documentado. Ultimamente, falta inspiração para comprar esse tipo de material... não faço mais questão.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
#wreckingball, Bruce Springsteen
Trilha sonora para 'embalar' a semana, torná-la menos tortuosa... e mais inspiradora, criativa e prazerosa. Wrecking Ball, álbum lançado este ano por Bruce Springsteen, tour que deverá chegar ao Brasil em 2013, fato que muito me anima!
Mais uma vez, o Boss, mostra ser um artísta único, levando a criatividade ao extremo neste grande álbum, abaixo uma pequena amostra - com contribuição de Tom Morello - "Death To My Hometown".
Tenham uma boa semana!
Mais uma vez, o Boss, mostra ser um artísta único, levando a criatividade ao extremo neste grande álbum, abaixo uma pequena amostra - com contribuição de Tom Morello - "Death To My Hometown".
Tenham uma boa semana!
domingo, 25 de março de 2012
Elton John, 65 Anos
Hoje, Sir Elton John completa 65 anos de vida, 48 destes dedicados à música, aliás... boa música! Não à toa, é considerado pela 'Billboard' o cantor de maior sucesso da história! Não precisa concordar, pois também não concordo com isso... mas não podemos negar seu valor e sua grande obra construída ao ao longo destes anos!
Elton John |
Ganhei recentemente, de meu sogro, os seguintes Long Play's (que integravam sua coleção):
"Rock Of The Westies", 1975
"Blue Moves", 1976 (Álbum Duplo)
"Here & There", 1976 (Live)
Uma das grandes recordações que tenho de Elton John, foi sua apresentação no "LIVE 8", em 2005 - evento que contou com a reunião do Pink Floyd, Green Day, entre outros - Rockaday Johnnie contou com a participação de Pete Doherty, na canção "Children Of The Revolution", cover da banda T-REX!
Parabéns, 'nobre' artista!
=P
segunda-feira, 12 de março de 2012
sexta-feira, 9 de março de 2012
Mick Jones, THE CLASH
Todos temos um ‘Beatle’ preferido (o meu é o Lennon!), uma banda preferida, um disco... ou até um ‘prato’ predileto! O cardápio musical é vasto, assim como o culinário, os ingredientes mais simples fazem milagres, seguindo essa linha de raciocínio, os Ramones seriam uma macarronada e tanto! Bandas como os Replacements (minha banda ‘estadunidense’ preferida) e o Hüsker Dü, seriam uma Costela assada com Batatas, pimenta, tomates... Minneapolis, cidade de onde surgiram estas e muitas outras bandas responsáveis pelo Rock Alternativo – o Soul Asylum também é de lá! – seria um restaurantes daqueles pra ir com os amigos tomar uma torre de Chopp (que por sinal representa muito bem a “cidade dos lagos”).
Outras bandas seguem uma linha mais exótica, combinando ingredientes diversos, utilizando temperos e especiarias de terras distantes... mais ou menos como a culinária brasileira, fortemente influenciada pela italiana, mais básica e objetiva, tendo a massa como base... as massas seriam o Punk Rock! Lembra que os Ramones eram a Macarronada!? Mas a culinária Brasileira também inspira-se em elementos da culinária árabe, portuguesa, francesa, africana entre outras.
Se eu tivesse um restaurante, e pudesse escolher o chef, talvez Paul Westerberg (dos Replacements) seria incumbido de assumir o comando das panelas! Se fosse uma Churrascaria, o escolhido seria o Lemmy... tendo como acessor Josh Homme; se fosse um restaurante Japonês... Joan Jett; uma cafeteria Dave Grohl (ele gosta tanto de café, não poderia escolher outro!); se fosse uma ‘boca-de-fumo’... hummm Pete Doherty (apesar de ainda estar com raiva do mesmo ter desmarcado seu show aqui no BR!); Se fosse uma Pizzaria, bom... mais culinária Italiana, porém, com alguns complementos, mais ‘rebuscada’ (mas ao mesmo tempo, bem POP!)... o grande criador seria Billie Joe Armstrong!
Quando a diversidade e infinidade de influências, experimentos, ingredientes, e essências é aplicada na música, a primeira banda que me vem à cabeça é o CLASH! Tendo o Punk como base, Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon... incorporaram o Ska, Reggae, Rock and Roll (o ‘puro’, aquele que morreu em meados dos anos 50) a seu som.
Álbum preferido?
Bom, não consigo escolher... “Sandinista!” é uma obra prima, minha música preferia entre as 36 deste álbum triplo é “Hitsville UK” (a segunda faixa do Lado A!). “London Calling” é um álbum definitivo, que toda banda queria ter, minha preferida deste é “Lost In The Supermarket”.
O meu integrante favorito?
Essa é fácil: Mick Jones!!!
Este senhor se encontra em lugar de destaque da minha galeria de ‘Heróis’ na música! Como guitarrista, compositor, produtor (como produtor, traz no currículo a produção de Libertines, Babyshambles, entre outras maravilhas!), Mick Jones é o cara, e quando eu crescer, quero ser como ele!rsrs
Mick Jones |
quarta-feira, 7 de março de 2012
Townes Van Zandt
Não vejo razão em utilizar este espaço para outra finalidade que não seja, mostrar, divulgar e promover músicos, bandas & afins que admiro!
Fico 'utopicamente esperançoso' que as pessoas possam assimilar o conteúdo, pesquisar, ouvir... ao menos por curiosidade. Seria interessante que retornassem no Blog e comentassem, gostando ou não!
Townes Van Zandt é um destes artistas, diferenciados... musicalmente e no modo de vida (infelizmente, o Toonzine não é a Wikipedia, então se ficou curioso(a), pesquise!).
TVZ |
Gostaria de recomendar 3 apresentações, em diferentes momentos de sua carreira, espetácuos obscuros, particulares, singulares... bom, só ouvindo pra saber!
1973, MPLS Whole Coffehouse.
1977, Live at OLD QUARTER - Houston, TX.
1989, Live & Obscure
OUÇAM!
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
2012
Em 2012, o TOONZINE terá muito assuntos a tratar, com destaque especial para os grandes lançamentos que estão por vir: Imperial State Electric, Bruce Springsteen, Green Day... e até mesmo Joey Ramone!
Nos próximos post's cada um destes aguardados álbuns serão abordados e rabiscados por aqui, sem esquecer os artistas/bandas brazucas!
Além de um ano promissor para a (boa) música, 2012 também promete ser demasiadamente produtivo para o Blog...
Aos poucos as novidades serão divulgadas, o que posso adiantar é que temos algumas Expo’s em vista, além de lançamentos em outros ‘veículos’, o que irá levar os trabalhos um pouco além da internet. O que posso adiantar é que um desses projetos envolve diretamente Raul Seixas e História!
Colaborações 'não remuneradas', mas não menos importantes também surgirão, além de uma maior interação com outros Blog's... que não tratam necessariamente de Desenhos ou Música.
Além de um ano promissor para a (boa) música, 2012 também promete ser demasiadamente produtivo para o Blog...
Aos poucos as novidades serão divulgadas, o que posso adiantar é que temos algumas Expo’s em vista, além de lançamentos em outros ‘veículos’, o que irá levar os trabalhos um pouco além da internet. O que posso adiantar é que um desses projetos envolve diretamente Raul Seixas e História!
Colaborações 'não remuneradas', mas não menos importantes também surgirão, além de uma maior interação com outros Blog's... que não tratam necessariamente de Desenhos ou Música.
Já confirmado:
Em Julho, o lançamento de “Cantando Um Blues”, livro de Isaac Soares de Souza, onde irei contribuir com alguns trabalhos retratando os grandes bluesman’s Sam ‘Lightnin’ Hopkins (que ilustra o Calendário TOONZINE 2012) e J.J. Jackson.
Em Julho, o lançamento de “Cantando Um Blues”, livro de Isaac Soares de Souza, onde irei contribuir com alguns trabalhos retratando os grandes bluesman’s Sam ‘Lightnin’ Hopkins (que ilustra o Calendário TOONZINE 2012) e J.J. Jackson.
Lightnin' Hopkins |
Outra novidade será a criação de um espaço para a publicação de ‘tiras’, com o Rock como tema... “Rock & Tiras”, onde rabiscarei um pouco sobre o “Rock & Roll Vivo!”... estas serão disponibilizadas por aqui também!
Aguardem!
Assinar:
Postagens (Atom)