Pode parecer demérito com a cultura brazuca as comemorações de 'Halloween' feitas por aqui... mas cada um com sua opinião, certo!? Então, segue meu ponto de vista:
Vale lembrar que o Halloween passa longe de ter sido 'criado' pelos estadunidenses. Trata-se de uma 'adaptação' de cultos/festividades que já vem dos tempos dos 'velhinhos' Celtas (que até onde eu sei, não têm nada de yankees!rsrs), com o Samhain.
Irlandeses e Escoceses também se destacam como grandes adeptos destas comemorações, incluindo em suas festividades ritos que resgatam a essência do Samhain. Esta data para muitos povos representa/representou a divisão do ano (o fim do Verão e a chegada do Inverno), o fim da colheita...
... ao mesmo tempo significava a aproximação com o mundo dos mortos, tempo de cultuá-los!
BOO!!!
Com este recesso da 'alfândega' entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, uma das formas de proteção contra os maus espíritos é a boa e velha máscara de abóbora, enquanto as abóboras espantam os 'Gasparzinhos' indesejados, velas são colocadas nas janelas para guiar os espíritos.
Com isso, oferendas (as populares "gostosuras") são feitas aos mortos em sua visita: na Bélgica, tradicionalmente, bolos são ofertados e consumidos pelas pessoas com o fim de serem abençoados na mesma proporção de bolo que consumiam!
BJ Skellington * |
Nos padrões 'brazucas', seria uma 'mistureba' de Folclore com Dia de Finados:
A grande verdade é que Saci's e Curupira's não assustam mais ninguém por aqui! Além de possuírem uma data específica, 22 de Agosto.
Associar o Dia de Finados - onde no Catolicismo celebra-se, lembra-se e ora-se por nossos mortos - não seria muito 'bem vindo', devido ao carater 'paganista' das festividades do Halloween.
Os adeptos ao Halloween crescem cada vez mais por aqui, talvez por modismo, ou até pela 'americanização' que os adeptos da teoria da conspiração tanto reclamam.
O problema é que (seguindo as tradições do Samhain), no Hemisfério Sul, este 'sabbat' deveria ser comemorado no dia 1º de Maio!!! o.O
Passar a 'comemorar' o Halloween por aqui no dia 1º de maio já seria um grande passo (o que já ocorre, porém de maneira tímida, onde alguns grupos realizam as celebrações!)!
Portanto, não condeno nenhum adepto das festividades de Halloween... o grande 'perigo' são as professoras de Ensino Fundamental Ciclo I (1ª. - 4ª. séries) saírem distribuindo desenhos de abóboras para as crianças colorirem, aí já é demais!!!
Particularmente, sempre gostei do Halloween... um dos principais motivos, é saber que provavelmente alguns dos filmes "Halloween" poderiam ser exibidos na TV! =) A história de Michael Myers (contada nesta maravilhosa obra de John Carpenter), sua discutida imortalidade, a busca pelo extermínio de seus 'co-sanguíneos', também baseia-se muito nas tradições do Samhain.
Não vejo problema nas comemorações aqui em pelas bandas da "pátria amada, idolatrada, salve, salve"... a grande verdade é que precisamos, e MUITO, ser salvos... quem sabe os bons espíritos nos ajudem com esta tarefa ingrata!?
THE METEORS - "MICHAEL MYERS", STAMPEDE (1984).
O mais importante é que oferendas como o sacrifício de animais não são bem vindas... celebre o seu Halloween de maneira civilizada!!!
... em minha casa, o grande responsável por espantar o maus espíritos é meu Gato, Chicão... tão eficiente quanto qualquer máscara de abóbora!
¿TRICK OR TREAT? ;/
* O desenho de hoje faz refereência (e reverência) a Billie Joe Armstrong, vocalista e guitarrista da banda GREEN DAY, que no último dia 27 iniciou as celebrações da data com um show em NYC, na ocasião BJ trajou-se como o personagem Jack Skellington!